quinta-feira

Colágeno na estética e na saúde

25% de toda proteína do organismo humano é colágeno. Sua principal função é dar sustentação às células, é o elo de ligação entre elas. E também é o principal componente da pele, cartilagens, tendões, ligamentos e ossos. Então, para quem ainda não sabe, o colágeno é fundamental não só para a beleza, mas principalmente para a saúde.

Segundo estudos, as mulheres sentem mais a deficiência de colágeno do que os homens. Produzimos colágeno desde o nascimento e a queda da produção acontece com a maturidade: a partir dos 30 anos perdemos 1% de colágeno ao ano e aos 50 produzimos apenas 35% do necessário. Por conta da diminuição do colágeno, perdemos água e a elasticidade da pele, que causa estrias, rugas e marcas de expressão; os cabelos ficam mais finos e ralos; os músculos ficam flácidos; as articulações perdem a resistência, elasticidade e força; as cartilagens ficam frágeis e porosas, sem falar na possibilidade de osteopenia e osteoporose, que deixam os ossos fracos.

Caramba! Vc assustou? Eu sim!

Então vamos ajudar a natureza o quanto antes e partir para uma reposição natural. São vários os alimentos que contém colágeno (todos de origem animal) e devem ser consumidos com outros para serem sintetizados e o colágeno fazer o efeito esperado. Mas atenção: entre 40/50 anos é necessária suplementação, ok? Vamos à relação de alimentos:

Carnes vermelhas (ricas em colágeno e proteínas)

Abacaxi (fortalece as fibras elásticas e o colágeno)

Atum, iogurte, ovo, queijo cottage, peito de frango e de peru salmão (proteínas magras)

Acerola, amora, caju, cenoura, framboesa, goiaba, kiwi,  morango, pepino (vitamina C)

Cenoura (vitaminas A e E)

Amêndoa, avelã, castanha do Pará, frutos do mar, germe de trigo, ovos (zinco)

Arroz preto, carne, frango, nozes (selênio)

Alcachofra, alho, aspargos, aveia, avelã, alho porró, banana, cebola, centeio, cevada, feijão, mel, morango, nabo, pepino, pinhão, salsa, tâamara, trigo (silício)

Aveia, avelã, caju, cogumelo, fígado de boi, lentilha (cobre0

Se vc consumir gordura saturada, álcool em excesso e fumo, todo esforço alimentar será em vão.

Agora, para a beleza externa indico outras "belezas": esta make, esta e esta outra lindíssima! Tudo da Bella!

Bjs e até

Bella

Fonteshttp://nutrimhfdl.blogspot.com
http://www2.uol.com.br/vyaestelar
http://nova.abril.com.br
http://www.dicafeminina.com

Nenhum comentário: