terça-feira

Faça da borra de café sua aliada!



Você joga fora a borra do café? Agora não mais. Neste post você viu que a borra é um ótimo esfoliante corporal. Depoimento pessoal!

É um "produto" comum na maioria das casas brasileiras (nem que seja eventualmente), é de fácil acesso e barato. E em tempos de reutilização de absolutamente tudo, a borra do café não fica de fora. Vamos aproveitar os benefícios do café com a sugestão de mais alguns usos cosméticos:

* Esfoliante para o rosto
Em um potinho misture meia xícara de borra de café, 3 colheres de sopa de mel e suco de meia laranja. Misture bem e aplique com uma esponjinha, em movimentos circulares (por 5 minutos), sobre o rosto previamente lavado. Evite a área dos olhos. Retire com água fria e aplique um hidratante próprio para seu tipo de pele. O café é um esfoliante natural que ajuda na cirulação sanguínea e, portanto, elimina células mortas, toxinas e promove a renovação celular.

* Esfoliante e antiodor para as mãos
Para deixar as mãos macias ou eliminar cheiro de cebola, alho ou limão, misture uma colher de sopa de borra de café com uma pequena quantidade de sabonete líquido. Esfregue suavemente como se estivesse lavando as mãos, por ao menos cinco minutos. Enxague e passe um hidratante. O efeito adstringente do café promove a limpeza da pele e neutraliza odores fortes.

* Hidratante para o rosto e cabelos
Misture duas partes de abacate, meia parte de mel e meia parte de borra de café. Aplique sobre o rosto ou cabelos. Deixe por 20 minutos e retire com água fria.

* Anticaspa, antiqueda e extra brilho
Lave os cabelos normalmente com seu xampu preferido. Antes do creme final, esfregue a borra do café no couro cabeludo (cuidado para não exagerar na força!) por cinco minutos. Enxague e finalize com seu creme. A cafeína estimula a circulação e, portanto, o crescimento dos folículos pilosos reduzindo a queda de cabelos. Os flavonóides agem como fotoprotetores, quase um protetor solar, que ajudam a impermeabilizar o couro cabeludo, protegê-lo dos raios UV com consequente diminuição da caspa e brilho extra.

* Creme anticelulite
Misture em partes iguais creme corporal e borra de café. Aplique nas regiões com celulite em movimentos circulares. Você pode fazer essa massagem antes ou durante o banho. A cafeína aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a vascularização da pele.

O café também tem sido reestudado pelos cientistas, que chegaram à conclusão que até quatro xícaras de café fresco, ao dia, trazem benefícios como aumento da concentração e atenção, estímulo à memória e ao aprendizado, combate a depressão, diminuição dos riscos de doenças degenerativas, dentre outros.

Há outras sugestões para uso do café  ou da borra: vitamina para plantas, neutralizador de cheiros da geladeira, repelente de formigas e outros rasteirinhos, amaciante de carne, etc.

Confesso que não gosto de tomar café; eu faço meu próprio capuccino para ficar fraquinho. Meu marido adora café e a borra ficou me esperando por muito tempo... agora tenho que confessar que me rendi às suas benesses!

Também me rendi à beleza e praticidade dos organizadores de maquiagem. Neste post há várias dicas para você otimizar seu dia e aqui e aqui vc encontra um organizador lindo e prático para suas makes. Vc precisa se organizar e ter mais tempo e cuidar vc!

Bjs e até!

Bella

Fontes
Mulher Beleza
Beleza e Saúde
Luxos de Princesa
Kapeh
Vila Mulher

Um comentário:

fabiana peçanha disse...

Oi meninas, so quero dizer pra voces, que a borra de café para celulite funziona mesmo...,é otimo, faz uma sema que estou usando nas pernas no bumbum e na barriga e ja vi um grande resultado, vocé ve o resultado mais rapido ainda se faz caminhada pelo menos tres vezes na semana. Eu aprovo.